sábado, 19 de abril de 2008

New method for evaluation of cutaneous sensibility in diabetic feet: preliminary report


A neuropatia diabética é uma complicação importante do Diabetes melitus, responsável por ulcerações e amputações de membros inferiores. A prevenção desses problemas é difícil principalmente pela ausência de métodos que avaliem de forma precisa a sensibilidade cutânea dos pés. A introdução do PSSDTM (Pressure-Specified Sensory Device) na década passada tornou possível a medição dos limiares cutâneos de pressão. Estes são sentidos como estímulos táteis tanto estáticos como dinâmicos. Este artigo é o primeiro no Brasil a relatar o uso do PSSDTM para avaliar 3 áreas dos pés: polpa do hallux, calcâneo e dorso do pé, territórios de inervação dos nervos tibial e fibular.



Aspirina em baixa dosagem em pacientes com diabete melito: riscos e benefícios em relação às complicações macro e microvasculares

O uso de aspirina é recomendado como estratégia de prevenção cardiovascular em pacientes com diabete melito. Em decorrência do risco de eventos hemorrágicos e da hipótese de que poderia haver um agravamento das complicações microvasculares associado ao uso da aspirina, tem havido importante sub-utilização dessa terapia. Entretanto, está definido que o uso de aspirina não piora a retinopatia diabética e existem evidências de que também não afeta a função renal em doses usuais (150 mg/dia). Por outro lado, pacientes com diabete melito parecem necessitar de doses maiores do agente antiplaquetário, o que sugere que esses indivíduos apresentem a chamada "resistência à aspirina". Os mecanismos dessa resistência ainda não estão completamente esclarecidos, estando provavelmente relacionados à atividade plaquetária intrínseca anormal. Portanto, o emprego de terapêuticas antiplaquetárias alternativas ou a administração de doses maiores de aspirina (150-300 mg/dia) devem ser melhor avaliados em relação a um aumento da eficácia na prevenção da doença cardiovascular e também a possíveis efeitos nas complicações microvasculares no diabete melito.(AU)


(Autores:Camargo, Eduardo G; Gross, Jorge Luiz; Weinert, Letícia S; Lavinsky, Joel; Silveiro, Sandra P.)-LILACS


sábado, 29 de março de 2008

O que é o Diabetes?

Grupo de transtornos heterogêneos caracterizados por HIPERGLICEMIA e INTOLERÂNCIA À GLICOSE (DecS - Descritores em Ciências da Saúde)